Você sabe qual a idade certa para começar a aprender uma nova habilidade?

Como saber se você está muito velho para começar a jogar xadrez, para exercitar um novo idioma ou para começar a tocar um instrumento musical?

Depois de anos ensinando bateria para públicos de todas as idades, Marques Galles decidiu desmistificar essa história de que só se pode aprender algo novo na infância.

Descubra aqui quais as diferenças entre o aprendizado de crianças e de adultos e qual a melhor idade para começar a aprender bateria. Boa leitura!

Criança x Adulto: Qual a idade certa para aprender uma nova habilidade?

A bateria é um instrumento musical complexo e sedutor, o que o torna o sonho de muitas pessoas, seja para aprendizado profissional ou para descontração com a família e amigos nos fins de semana e em eventos sociais.

Infelizmente, muitas pessoas que sonham com aprender a tocar bateria não dão início às aulas ou ao curso de bateria porque estão desmotivados, imaginando-se velhos demais para desenvolver uma nova habilidade.

Qual a idade certa para começar a tocar bateria?

Qual a diferença entre um adulto e uma criança que estão aprendendo bateria?

Curso de bateria: Quando começar?

Marques Galles deu seus primeiros passos na bateria com 13 anos de idade. Há muitos que acreditam que essa é uma idade avançada para começar uma habilidade nova, mas será?

Galles estuda profissionalmente música há cerca de 15 anos e já lecionou para turmas de todas as idades, desde crianças de 3 ou 4 anos de idade até idosos com 60 anos ou mais. E sabe o que ele percebeu ao longo dessa experiência como professor de bateria?

Ele percebeu que:

  1. As crianças não tem tanta facilidade assim
  2. Adultos de qualquer idade podem chegar ao nível profissional com aulas de bateria

Depois de muitas aulas e com amplo conhecimento sobre o funcionamento dos processos de aprendizagem para cada idade, Marques percebeu que estava na hora de falar com você, que tem 20, 35 ou 50 anos de idade e se acha tiozão demais para começar as aulas de bateria e alcançar o seu sonho.

Sim, galera, tem um monte de gente com seus 20 ou 30 e poucos se achando velho demais para aprender um instrumento musical.

A infância é a melhor etapa para aprender bateria?

Achar que estamos velhos para desenvolver uma nova habilidade é muito comum, seja no contexto musical ou em qualquer outro ambiente.

Isso acontece devido à crendice de que as crianças são esponjas que aprendem com facilidade e, consequentemente, qualquer outra idade será imprópria para o aprendizado.

Infelizmente, essa ideia distorcida sobre a infância impede que as pessoas dêem início nos seus sonhos, deixando engavetados projetos que podem trazer mais prazer e alegria para os seus dias, para a sua autoestima e para o seu bem-estar.

É verdade que as crianças aprendem com mais facilidade e agilidade que os adultos. Mas, você sabe o quê elas aprendem com mais facilidade? Basicamente, todas as habilidades necessárias ao desenvolvimento normal de seres humanos, como:

  • Falar
  • Caminhar
  • Se alimentar
  • Aspectos associados ao humor e personalidade
  • Manias comportamentais

Ou seja, as crianças têm maior facilidade para aprenderem habilidades comportamentais, que são aquelas habilidades que você depende da imitação de comportamentos externos.

Habilidades técnicas e de raciocínio, como o necessário para as aulas de bateria, não são o forte das crianças. Na verdade, as crianças não tem a menor facilidade para aprenderem esse tipo de habilidade. Você sabia disso?

Você sabia que Marques já ensinou bateria para mais de 600 crianças com idades entre 3 e 12 anos? E você sabia que dessas 600 crianças apenas uma possuía facilidade com o instrumento?

Isso mesmo: depois de dar aulas de bateria para mais de 600 crianças, apenas uma delas tinha facilidade. A criança em questão não tem aquele talento genial, quase romântico que costuma ser vendido pela televisão, mas é verdade que era uma criança com facilidade.

O restante das crianças viam na música apenas um momento de brincadeira e descontração.

A tendência é que nenhuma daquelas 600 crianças que tiveram aulas de bateria venham a se tornar músicos depois de adolescentes ou adultos. Isso porque as aulas não passavam de um momento lúdico de brincadeira, e ponto final.

Criança que cresceu em ambiente musical x Criança que NÃO cresceu em ambiente musical

A diferença fundamental entre um adulto que passou a infância em ambiente musical e um adulto que não teve essa experiência é apenas uma: familiaridade.

A criança que cresceu no ambiente musical terá maior proximidade com o instrumento, de modo que haverá uma familiaridade nos momentos iniciais, mas não mais que isso.

Uma criança que não cresceu em ambiente musical, mas é apaixonado por música e quer se dedicar a isso terá que familiarizar-se com o instrumento e com o ambiente.

Essa familiarização não é sinônimo de maior facilidade, uma vez que a mesma pode ou não influenciar no aprendizado do adulto. De modo geral, o que realmente faz a diferença no momento da aprendizagem de bateria é a sua dedicação e empenho prestado às aulas, aos exercícios e ao instrumento.

Quanto mais você exercitar, quanto mais aulas fizer, mais rápido você evoluirá e melhor será o seu aproveitamento.

Por falar em aproveitamento, você sabia que turmas de adultos costumam render até 90% melhor que turmas de crianças? E você sabe porquê?

Aula de bateria para adultos: Rendimento e Aproveitamento

Aquelas crianças que bombam na televisão, na internet ou nas redes sociais porque tocam super bem e são prodígios são isso mesmo: prodígios. Elas são exceção da regra. São raríssimas. São uma em um milhão.

As crianças não tem nenhuma facilidade de aprender habilidades que envolvem técnica, como as aulas de bateria exigem de seus alunos.

Esse é um dos motivos principais que faz com que turmas de adultos sejam muito mais proveitosas: os adultos têm melhores condições de desenvolver técnica, lógica e ritmo que qualquer criança.

Outro item que faz com que as aulas para adultos sejam muito melhores que as aulas para crianças diz respeito à finalidade daquele estudo. Afinal, para quê você está estudando? Qual o seu objetivo com o curso de bateria?

Os adultos sabem muito melhor o que querem da vida, você não concorda? Ok, ok, nós não sabemos o segredo da vida nem temos garantia de que nosso desejo de hoje será nosso desejo de amanhã. Mas quem sabe? Não se cobre tanto assim. O fato é que os adultos têm maior clareza sobre os seus desejos e sobre aquilo que lhes causa satisfação, prazer, frustração ou receios.

Assim, os adultos estão todo o tempo desenvolvendo projetos, comportamentos ou habilidades para alcançar os seus objetivos. É comum adultos entrarem na faculdade para crescerem profissionalmente. É comum adultos estudarem um novo idioma para se candidatar a um cargo melhor. É comum adultos dedicarem semanas, meses ou anos em cursos de pós-graduação ou na mudança de área para garantir a manutenção de seus empregos.

Mas você já parou para pensar por que os adultos mobilizam-se tanto quando o assunto é o seu trabalho e, ao mesmo tempo, parecem deixar engavetado projetos muito mais simples, rápidos ou baratos que lhe tragam prazer e satisfação pessoal?

Aulas de bateria na vida adulta

A música é matemática. A música é lógica. O ritmo é totalmente matemático. Os arranjos e improvisações são lógica pura.

A música é 100% racional.

Somente os adultos conseguem desenvolver essas habilidades adequadamente, isso porque somente os adultos têm capacidade de mesclarem seus desejos e determinação com disciplina e com racionalidade.

Você sabia que é possível adultos de 50 ou 60 anos desenvolverem habilidades musicais profissionais?

Isso mesmo: adultos de qualquer idade podem tocar profissionalmente. Basta levantar do sofá e decidir deixar essas angústias e esses medos de lado.

Por quê deixar o medo te paralisar, se você tem essa vontade de aprender algo novo e de impressionar os outros e a si mesmo?

Você tem 30, 50 ou 70 anos e acha que o curso de bateria não vale a pena? Que não te levará a lugar nenhum? Deixe esses sentimentos negativos na gaveta e abra espaço para algo inovador na sua rotina, seja com o objetivo de se profissionalizar ou de adicionar alegria e animação para os seus dias.

Acredite em você: você pode se tornar um músico extraordinário ou levar uma vida mais feliz e plena com a satisfação e o prazer obtido através de uma experiência nova.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre bateria? Acompanhe o blog e o canal do Youtube de Marques Galles.

Quer entender melhor a diferença entre as aulas de bateria para crianças e para adultos? Veja aqui o próprio Galles contando a sua experiência!


    1 Response to "Qual a melhor idade para aprender a tocar bateria?"

    • Celso Minoru iwassski

      Adorei o texto ! Sou percussionista, mas sempre fascinado em tocar bateria, os anos passando e, aí cai na dúvida de fazer aulas e me entregar na bateria, pela minha idade, inseguro se iria conseguir aprender ou não.
      Mas agora, após ler o seu texto, ganhei a confiança, a energia e a força pra derrubar essa dúvida, esse tabu, esse medo … Obrigado … Valeu mmo !!

Leave a Reply

Your email address will not be published.