Descubra aqui qual a função do metrônomo, sua importância para as aulas de bateria e aprenda alguns exercícios básicos e simples para começar a tocar bateria hoje mesmo.

Curso de Bateria – Aprenda Usar o Metrônomo em 5 Minutos

A bateria é um dos instrumentos musicais mais versáteis e difíceis de tocar, isso porque ele requer primazia do baterista na sua sintonia entre mãos e braços, pernas e, claro, com o tempo. O que é a música sem o tempo, não é mesmo?

Um dos itens fundamentais para aqueles que desejam tocar bateria corretamente é compreender a função do metrônomo. Neste texto você aprenderá a usar esse artigo fundamental do universo musical corretamente, de forma simples e rápida. Boa leitura!

Bateria e Metrônomo: entenda a relação

Tocar bateria implica, em muito, saber medir, ou saber “segurar” o tempo. Isso significa, basicamente, que todos os professores e cursos de bateria deveriam começar explicando a funcionalidade do metrônomo e sua importância para o aprendizado da bateria.

Você sabia que muitos iniciantes e mesmo bateristas de nível intermediário mostram dificuldades em usar o metrônomo? Isso pode ser resultado da ideia que este mecanismo é um objeto totalmente separado da bateria, uma coisa à parte. Mas este é um erro: tire isso da cabeça agora mesmo!

Compreender o metrônomo como uma parte da sua bateria vai fazer com que você pare de o ver apenas  como um aparelho chato que fica apitando o tempo todo.

Se você está aprendendo a tocar agora, esse é o melhor momento para começar a trabalhar com esse equipamento indispensável a quem pretende tornar-se baterista profissional.

Mas afinal, o que é metrônomo?

É um mecanismo cuja origem data do século XIX e sua finalidade é estabelecer um padrão fixo e pré-estabelecido às notas musicais.

Hoje em dia existem no mercado diversos tipos de metrônomos digitais, assim como também é possível encontrar aplicativos para tablets ou smartphones com esta função.

O metrônomo funciona emitindo um som em intervalos de tempo previamente estipulados e precisamente regulares. A medida universal que se usa é a “BPM” (beap per minute, ou batidas por minutos).

Se você está aprendendo a tocar bateria, é fundamental que use um metrônomo sempre que for treinar. Além de te familiarizar com o instrumento, esse detalhe fará você se acostumar com o modo mais certeiro de tocar bateria.

Se colocarmos um metrônomo na unidade de 60 bpm, isso significa que em 1 minuto, o metrônomo vai “bater” 60 vezes, no caso, uma vez a cada segundo. Mas se ajustarmos para 120 bpm, ele vai disparar 120 batidas a cada minuto, ou seja, vai “tocar” 2 batidas a cada segundo, e assim sucessivamente. Quanto maior o bpm da música, significa que mais rápido será o seu andamento, ou o seu tempo, a cada minuto.

É a partir desse princípio das bpms que o baterista, assim como todo músico profissional, trabalha com as figuras rítmicas (musicais). Tanto a nota como o acorde de uma música têm duração determinada a partir das figuras rítmicas.

Aula de bateria – Aprenda a usar o metrônomo

Para dominar a bateria, você precisa iniciar dominando o metrônomo. E o segredo mais valioso para conseguir aprender a utilizar este mecanismo é introjetar o seu funcionamento. Mas como fazer isso?

O primeiro passo é memorizar o som, ou seja, internalizar as batidas do metrônomo através do som.

A técnica compartilhada aqui para internalizar o metrônomo chama-se técnica do solfejo: um estudo de percepção rítmica que consiste em “cantar” a duração de uma figura rítmica.

As três figuras rítmicas mais utilizadas e que serão trabalhadas aqui são semínima, colcheia e semicolcheia. Sendo internacionalmente populares, essas figuras rítmicas são utilizadas em repertórios do mundo todo. Qualquer coisa que você for tocar vai partir delas. A grande vantagem é que elas são bem simples de serem compreendidas.

Quando você internalizar o funcionamento da semínima, da colcheia e da semicolcheia no trabalho com o metrônomo, terá percorrido boa parte do caminho para tornar-se um baterista. Por este motivo, qualquer curso ou aula de bateria deve partir deste ponto para que o aluno comece com o pé direito no universo musical.

Aprendendo a tocar bateria – Como dominar o metrônomo em 4 passos

Aprenda o funcionamento do metrônomo e pratique bateria em cinco dias de forma fácil e rápida.

Basta seguir o seguinte exercício:

1º passo: Semínimas

A primeira figura rítmica com a qual que você vai praticar é a semínima. Quando você marca a semínima no seu metrônomo, cada “clique” que ele fizer vai valer 1 tempo. Ou seja, a semínima é a nota que vale um tempo.

Você vai solfejar (ou cantar) a nota dentro desse tempo e dessa forma irá internalizar a nota que vale 1 tempo. Ao mesmo tempo, você vai estalar os dedos ou bater palma no colo.

Se ficar muito difícil cantar a nota e estalar os dedos ou bater palma ao mesmo tempo, então você pode começar da maneira que for mais fácil para você. Pode ser apenas solfejando, ou apenas estalando os dedos. Mas é importante que depois você procure praticar intercalando solfejo com algum som de movimento com as mãos, seja estalando dedos ou batendo palma.

Como a semínima é a nota que dura um tempo, o som dela vai se estender de um bit (ou “clique”, dependendo de como é o som do seu metrônomo) para outro. Isso quer dizer que você irá solfejar (ou estalar os dedos, ou bater palmas na perna) a nota dentro desse espaço de tempo.

O ideal é treinar a semínima por tempo suficiente para sentir-se confortável com ela. É normal que as primeiras tentativas sejam um pouco atrapalhadas, mas calma: todo baterista profissional passou por isso também.

2º passo: Colcheia

A colcheia vale metade da semínima, ou seja, vale meio tempo. Se ela vale meio tempo, então você precisa colocar duas colcheias no intervalo entre um bit e outro.

É como se você partisse uma laranja ao meio e ficasse com duas metades. Ainda é uma laranja, só que dividida ao meio. Estas duas metades são as colcheias, portanto, você coloca duas notas para cada bit.

Estamos propondo exercícios que trabalham o preenchimento de tempo com som, mas o tempo também pode ser preenchido por pausas, que indicam a duração de um silêncio entre sons. É importante dizer que as pausas são tão importantes quanto o som na elaboração e execução de uma música.

3º passo: Semicolcheia

A semicolcheia vale ¼ de tempo, ou seja, é a colcheia partida ao meio, que resulta em duas metades da colcheia, que valem, cada uma, ¼ da semínima.

Se a semicolcheia vale ¼ de tempo, então você precisa colocar 4 partes para preencher um tempo, ou seja, serão 4 notas por bit e o solfejo será uma sílaba para cada nota. Assim, você distribuiu a duração das notas no bit adequadamente.

Este exercício com as figuras rítmicas vai fazer com que você aprenda a trabalhar a sua percepção auditiva e também a sua percepção sinestésica. Por isso é importante estalar os dedos ou bater o colo com a mão enquanto canta as notas, porque o seu corpo aprende e memoriza as notas com você.

4º passo: Pad

Os exercícios acima descritos têm como objetivo te fazer internalizar o tempo a partir das três figuras musicais mais importantes existentes. Basicamente, 90% do repertório que você tocará com a bateria são baseadas nessas figuras. Por este motivo é fundamental que você as compreenda, treine e aperfeiçoe regularmente.

O passo seguinte é estudar estas notas no seu pad; é criar uma memória muscular dessas figuras rítmicas.

Quando você aprende a escutar essas figuras rítmicas, você as internaliza. E depois vai precisar trabalhar com as mãos. É assim que se estuda tempo na prática da bateria.

Apesar de complexa, a bateria não é um bicho de sete cabeças. Com disciplina e comprometimento o aprendizado da bateria torna-se um momento de prazer e satisfação, principalmente para aqueles que sonham em dominar este instrumento.

Conheça outros conteúdos recheados de dicas e exercícios do nosso blog e fique ligado no nosso canal do Youtube, onde nós publicamos regularmente dicas úteis, exercícios e macetes para você aprender a tocar bateria de forma simples, rápida e confortável.


Leave a Reply

Your email address will not be published.